O PROCESSO

A liofilização é um processo de desidratação de alimentos que são submetidos a um congelamento em temperaturas baixíssimas. A água é extraída por um sistema à vácuo e de baixa pressão, mantendo-se, assim, todas as propriedades nutricionais, aroma, coloração e sabor.
Durante a liofilização, o congelamento é extremamente rápido para impedir a formação de cristais de gelo e garantir a qualidade final. Esta etapa é finalizada quando o alimento atinge a temperaturas inferiores a -25ºC em seu centro geométrico. Após congelados, eles são colocados nas Câmaras de Liofilização e submetidos a vácuo absoluto e baixa pressão. Nesta etapa, a água em estado sólido é sublimada, ou seja, transformada diretamente em vapor, sem passar pelo estado líquido. Após 24 horas, a água é totalmente sublimada e o processo de liofilização é finalizado.

COMO SURGIU
A LIOFILIZAÇÃO?

A liofilização surgiu e se modernizou da necessidade de se conservar os alimentos por mais tempo, em ambientes sem refrigeração, e sem que houvesse alteração de suas características nutricionais.
Este processo tem sido há anos a base da alimentação de astronautas em ações no espaço, de soldados em ações militares, e de muitos esportistas. Hoje os produtos liofilizados são considerados uma das melhores opções para uma alimentação prática, saudável e saborosa, consumidos por esportistas, estudantes e pessoas que prezam pela saúde e praticidade no dia a dia.

CURIOSIDADES SOBRE A LIOFILIZAÇÃO

Em geral, todo e qualquer alimento pode ser liofilizado, tais como frutas, legumes, tubérculos, raízes, carnes, cereais, refeições, sobremesas ou qualquer receita alimentícia.
No entanto, para alimentos que possuem muita água e pouca fibra, a qualidade da liofilização acaba comprometida, principalmente em termos de textura, como, por exemplo, no caso do suco de limão e da laranja.

Em geral, a liofilização mantém a forma original dos alimentos, dando a eles um aspecto mais seco e poroso. No entanto, para efeitos de consumo, esta forma pode variar de acordo com a finalidade e o tipo de alimento a ser liofilizado:

• As frutas, snacks e similares são apresentados em pedaços ou tiras, e podem ser consumidos diretamente da embalagem.

• Os sucos, açaí cremoso e similares são apresentados em pó, e para o consumo é necessário se fazer a reidratação (ou reconstituição) do alimento para que retorne ao seu estado original, líquido ou cremoso.

• As refeições e receitas alimentícias são apresentados da forma como são preparados. Para consumi-los, é necessário se fazer a reidratação (ou reconstituição) para que retornem ao estado original, como se tivessem acabado de serem preparados.

A colocação dos produtos liofilizados nas embalagens é uma das mais importantes etapas do processo. Como o alimento liofilizado possui uma umidade menor do que a do ambiente, o envase precisa ser muito cuidadoso e realizado em um ambiente especialmente preparado, de forma que o produto seja mantido isolado do ambiente externo a fim de evitar sua umidificação pelo ar, e garantir sua excelência.

O Processo de liofilização da TIDBIT é realizado com equipamentos de alta tecnologia e segundo processos rigorosamente controlados. Para tanto, possuímos uma equipe altamente especializada que inclui Nutricionistas e Engenheiros de Alimento, que cuidam de todo processo da liofilização visando garantir a qualidade e segurança dos alimentos.
Os produtos a serem liofilizados, por sua vez, são compostos por alimentos premiuns 100% naturais e frescos, tais como frutas de mesa, tubérculos, raízes, legumes e leguminosas, todos rigorosamente selecionados e preparados para a liofilização. A seleção e manuseio destes produtos, bem como a escolha dos fornecedores, são feitos com extremo rigor e segundo critérios muito bem definidos.

Todos os alimentos possuem paredes celulares que mantém seus nutrientes e determinam suas características. Quando ocorrem falhas no processo de liofilização, ou quando estes alimentos são submetidos a simples desidratação ou evaporação, estas paredes são destruídas, eliminando todas suas qualidades nutricionais.

O processo de liofilização da TIDBIT, por sua vez, é realizado de forma precisa, com equipamentos de última geração e processos rigorosamente controlados, o que garante a integridade das paredes celulares dos alimentos liofilizados. Durante a liofilização, o índice de água precisa chegar a um nível extremamente reduzido para inibir a ação dos microrganismos e das enzimas que, normalmente, provocam a degradação dos alimentos e de seus nutrientes.

Além de manter as propriedades nutricionais e características originais do alimento, os produtos liofilizados TIDBIT não necessitam de refrigeração e sua validade mínima é de 12 meses.